sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Salão Nordeste, Recife, PE



Em entrevista ao Jornal Falando de Dança, os organizadores do Salão Nordeste, Congresso que ocorre entre os dias 31/07 e 04/08, falam sobre seu curriculum e sobre a programação do evento.

1 - São três os organizadores do evento, já faziam esse tipo de evento antes?

Este evento é o resultado de uma parceria de empresas que estão trabalhando em prol do desenvolvimento e difusão da dança de salão na Região Nordeste. Sim, todos os organizadores são ligados intimamente à realização de projetos culturais. A Casa de dança Everaldo Lins
(Sulema Tavares e Everaldo Lins) realiza e produz anualmente espetáculos de dança de salão e ritmos latinos, além de gerenciar todas as atividades da Companhia Pernambucana de Dança, que é sediada em Recife/PE; a Lúmina Produções (Nina Rosa e Metilde Alves) hoje, com sede em João Pessoa/PB, atuava no Estado de São Paulo com produção musical e a In Loco Produtos Culturais (Íris Macedo) tem sede em Recife/PE, e é especializada em elaboração e produção de projetos culturais.

2 - Qual a especialização de cada um dos organizadores?
Casa de Dança Everaldo Lins – É uma escola especializada em Dança de Salão que desenvolve um trabalho de formação de profissionais nesta área, na Cidade do Recife. Oferece permanentemente cursos regulares de dança de salão nos níveis iniciante, intermediário e avançado. Os Diretores Everaldo Lins e Sulema Tavares já ministraram aulas e se apresentaram em diversas partes do Brasil, tais como: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Ceará, Fortaleza, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. Regularmente, viajam para estudar novas técnicas e conceitos para aplicarem em sua escola de dança.

Lúmina Produções – É uma empresa de produção cultural dirigida por Nina Rosa e Metilde Alves, ambas com formação em Pedagogia e grande amor pela cultura. Paixão esta que surgiu em família, acompanhando o irmão (poeta) em shows e reuniões com amigos do meio musical. De repente se tornou profissão. Há mais de 10 anos em São Paulo, atuavam em produções de eventos culturais ligados à música. Executaram vários projetos junto ao Sesc São Paulo, tais como: “Prata da casa” e “Intimidade é fato” gravado e exibido pelo Canal Multishow; Prefeitura Municipal de São Paulo com o projeto “Arte na Rua” e shows do cantor Eudes Fraga, no Espaço Cultural de São Paulo. Aqui em João Pessoa, produzimos o show do cantor Renato Braz com o lançamento do CD “Quixote” no Iate Clube da Paraíba. Em 2004 tivemos o primeiro contato com a dança de salão e foi paixão a primeira vista. À partir de então já foram muitos os eventos ligados à dança de salão produzidos pela Lúmina.

In loco Produtos Cultuais – É dirigida pela produtora cultural Iris Macedo que desde 2000 atua em eventos cultuais com foco em dança. Formada em Turismo pelo CEFET/PE e Gestão Empresarial pela UVA/PE. Sua carreira teve início como bailarina pelo Centro de Dança Jaime Arôxa – Recife, onde ministrou aulas e fez parte da companhia de dança, por mais de 06 seis anos. Foi organizando eventos da escola de dança de salão que se percebeu como produtora. Já fez produções locais na cidade do Recife para renomados grupos de diversas partes do Brasil, tais como: Ballet Stagium/SP, Cisne Negro Cia, de Dança/SP, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil/SC, Grupo de Dança 1°Ato/MG e Cia. Vatá/CE. É Produtora há 06 anos da “Mostra Brasileira de Dança” e faz a produção executiva do evento “Janeiro de Grandes Espetáculos”. É parte integrante da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (APACEPE).



3 - Como surgiu a idéia de se unirem para realizar o congresso?

Os diretores artísticos do evento, Everaldo Lins e Sulema Tavares (foto acima), após muitas viagens por congressos e participação em diversos eventos de dança, perceberam que Recife também podia oferecer algo nesse sentido, pois existem muitos profissionais neste setor e poucos eventos direcionados para esse segmento. As empresas Lúmina e In Loco, foram convidadas para discutir sobre o assunto e após diversos encontros resultou nesse projeto pioneiro na Região Nordeste. O nosso diferencial em relação a outros congressos realizados no Brasil é esse convite à discussão e reflexão através de Palestras, Debates e Mesa - Redonda.

4 - O que aconteceu com o dansal, onde foi realizado o último salsa open etapa nordeste?

Infelizmente não podemos responder a esta pergunta, favor entrar em contato com os organizadores do evento – Dansal Nordeste.
(NR: O jornal Falando de Dança apurou, junto a profissionais que participaram do Dansal, que seu organizador está morando agora na Austrália e não pôde vir ao Brasil realizar o evento).

5 - Na relação dos professores não consta o que cada um vai ministrar, poderia nos informar detalhes?
Orville Small e Sabrina Buis/ Canadá–Holanda (Salsa)
Diego F. Smud/ AR (Bachata)
Laura Santiago e Ezequiel Merlo/AR (Tango)
Érico e Raquel/RJ (Musicalidade e Bolero)
Carlos Bolacha e Kessy Gougard/RJ (Samba)
Ricardo e Douglas-Conexión Caribe/SP (Chachachá e Shines)
Alexei Ramos/BA (Salsa ON2)
Éder Soares/CE (Rumba)
Alex Amorim e Islânia Lopes/CE (Soltinho)
Leonardo Aires/PB (Forró Estilizado)
Israel Szerman e Patica Borges/DF (Zouk)
Everaldo Lins e Sulema Tavares/PE (Salsa)
Jarbas Negreiros e Nadja Maria/PE (Forró Pé de Serra)
Valdeck Farias e Luana Rocha/PE (Técnicas de Pegada)
Eliana Vieira/PE (Frevo e Maracatu)
Fábio Amaral e Ana Lúcia/PE (Bolero)
Manoel Rodrigues e Luiza Helena/PE (Dance Sport)
Laiz Sena e Marcelo Brusin/PE (Samba)
Pollyana Moura e Gustavo Regalado (Tango)
Demétrius Gonçalves e Aneska França (Zouk)

6 - Os palestrantes já definiram a sua pauta?

Nesta edição, a temática para as Palestras, Debates e Mesa-Redonda será sobre a “Importância de uma formação acadêmica para os Profissionais de Dança de Salão”. A palestrante Rita de Cássia/RJ* explanará sobre o curso superior de Tecnologia em Dança de Salão, oferecido na Faculdade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, qual sua importância e impacto no mercado nacional. Já o Douglas Mohmari/SP** do Conexión Caribe, que é professor de pós-graduação em dança, falará sobre as perspecitivas e tendências no setor.

*Coordenadora do único curso no Brasil de nível superior em Tecnologia em Dança de Salão e Coreografia, oferecido pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Mestre em Educação Física, área de concentração Cultura e Lazer; especialista em Supervisão e Administração Escolar do Ensino Superior; graduada em Português, Inglês e Literatura.

**Comentarista da ESPN do Campeonato Mundial de Salsa; Professor do curso de pós-graduação em especialização em Dança da Faculdade Metropolitana de Curitiba/PR; Diretor e Organizador do Congresso Mundial de Salsa no Brasil; Diretor e Juiz do Brasil Salsa Open, o maior campeonato de salsa do mundo; Colunista do site www.salsa.com.br, o Portal Brasileiro de Salsa além de ser dançarino, coreógrafo, professor de ritmos latinos e co-fundador do Conexión Caribe Companhia de Dança. Já ministrou aulas em mais de 20 países da América do Sul, Europa e América Central, além de workshops e shows em diversos congressos mundiais.

7 - Sobre o Prof. Everaldo Lins, poderia me informar há quantos anos tem a academia, qual sua formação, estilo e especialidade?

Everaldo Lins /PE: diretor, Dj, coreógrafo e dançarino. Começou a sua carreira artística em outubro de 1994 na “Academia de Dança Renato Feijó”, onde após dois anos passou a chamar-se “Cia de Dança de Recife”. Vivenciando todas as fases da academia desde aluno, monitor e instrutor até chegar ao cargo de professor, onde passou a comandar por algum tempo o grupo de dança da companhia.
Teve aulas com os ícones da dança de salão brasileira como: Jaime Arôxa – PE, Carlos Bolacha – RJ, Carlinhos de Jesus – RJ e Jimmy de Oliveira - RJ. Também com personalidades internacionais: Luiz Vasquez – México; Joby Brava - USA e Tito Ortes - Porto Rico.
Participou de vários eventos importantes desde apresentações de dança a cursos profissionalizantes. Ministrou aulas na “Academia Mônica Japiassu”.
Dando um passo maior, em agosto de 2000 abriu sua própria academia chamada “Casa de Dança Everaldo Lins”, contribuindo com o desenvolvimento da dança de salão em Pernambuco.
Atualmente ministra aulas em sua academia em Recife. Com participações em eventos, cursos e congressos mundiais passou a representar também nossa cidade em outros estados. Sendo requisitado com freqüência para shows/exibições e aulas de demonstração em várias cerimônias, festas, eventos e espetáculos, em diversos centros do Estado e do País, a convite de conceituadas instituições, empresários e produtores artísticos.
É diretor de uma das principais companhias de dança do estado, a “Cia pernambucana de dança”. É professor do “Congresso Mundial de Salsa” (SP) e cadastrado no Ranking Internacional de árbitros do “Salsa Open – Brasil”.
Dj oficial do Congresso Mundial de Salsa em São Paulo pelo quarto ano consecutivo, atuou também no Congresso de Samba no Rio de Janeiro; no Dansal em Natal; Cuba do Capibaribe em Recife todos os domingos e nos principais bailes de dança de Salão da cidade.

0 comentários:

About Us | Site Map | Privacy Policy | Contact Us | Blog Design | 2007 Company Name