quarta-feira, 18 de junho de 2008

Dança Exportação

Cem anos da imigração japonesa

No mês em que se comemora os cem anos da imigração japonesa no Brasil, o Jornal Falando de Dança fez, em sua edição de junho, uma matéria especial sobre o tema, sob o ponto de vista da dança de salão.

Para a matéria, utilizamos parte da entrevista que fizemos com Jorge Watanabe, um japonês apaixonado por nosso samba de gafieira.

Leia a seguir a íntegra da entrevista, ilustrada com fotos de Jorge se apresentando no Japão, com seus alunos no baile da Associação de Dança Brasileira, com Carlinhos de Jesus, com Maria Antonietta e com Carlos Bolacha, na sequência.





  • Clique AQUI para voltar para a nossa postagem principal sobre os cem anos da imigração japonesa.
Entrevista com Jorge Watanabe

Conhecemos Jorge Watanabe porque ele visitou o site do jornal e deixou mensagem no livro de visitas. Através do orkut, iniciamos contato e recolhemos informações que serviu de material para o especial da edição de junho do Jornal Falando de Dança, sobre os cem anos da imigração japonesa. Qual não foi nossa surpresa ao encontrá-lo rodopiando pelos salões do Fluminense F. Club, no baile em homenagem à Maria Antonietta! Ele e um grupo de alunos estavam de férias no Brasil, se reciclando com Carlos Bolacha, que vem fazendo todo ano, há seis anos. Durante um dos bailes das sexta da Cachanga do Malandro, Jorge e seu grupo se apresentaram e foram matéria de destaque da Revista Infok. Segue o teor da entrevista:

Você é brasileiro, de que geração, quanto anos tem? De que cidade?
Sou o Japonês e nasci em Feb. 1962 em Tóquio.

Retornou ou imigrou para o Japão quando?
No meu caso não retornei nem imigrei porque sou puro japonês rsrsrs!

Como se interessou por dança de salão, há quanto tempo pratica e que professores contribuíram para sua formação?
Quando trabalhei em um bar que chama Praça11, aqui em Tóquio, como barmen, passaram 2 casais brasileiros que dançavam samba de gafieira, me apaixonei.... Quem me iniciou no samba de gafieira foi o professor João Carlos Ramos, em SP, por volta de 94 ou 95, depois conheci Carlos Bolacha em 98 ou 2000, continuando até agora! E eu moro no Japão, não tinha muito tempo para praticar com professor aí no Brasil, que pena!

Dá aulas desde quando? E shows?
Aula para samba no pé desde 92, samba de gafieira fim de 95 (só coisas de básico). E shows? Nas festas das escolas de samba e na baile, como lazer.....

Esta é sua ocupação principal ou tem outra atividade?
Estou tentando sustentar só com isso mas ainda de vez quando precisando outra atividade.

Dá aulas em algum lugar específico, quantos alunos tem, qual a nacionalidade deles?


Sim, estúdio de dança em Tóquio, Kanagawa e vários outro lugares. No momento mais ou menos 50 alunos. Japoneses e poucos brasileiros.

Que ritmos os japoneses mais apreciam atualmente (ouvi falar que atualmente a coqueluche é a salsa, com muitos congressos e workshops no Japão)?
A moda de salsa parece mundial né, também tem Tango Argentino e dança social (Internacional) também ....

Tem contato com outros brasileiros dando aulas no Japão?
Tenho sim, um deles que está no Brasil buscando algo novo ... ( NR: aqui ele se refere a André Yomoto, nosso segundo entrevistado, que veio fazer aulas com Jimmy de Oliveira) e no Japão mínimo tem 5 brasileiro(a)s que estão dando aula de dança de salão brasileiro.

Sempre vem ao Brasil se reciclar?
Desde 2002

Está em São Paulo também para reciclagem em danças?
Não, visitar a família da minha esposa.

Fale um pouco sobre o grupo que fotografei com você e Bolacha, são seus amigos, alunos...
Elas são alunas.

Um professor daí, que também entrevistei, me disse que dar aulas de danças brasileiras para descendentes japoneses que retornaram para o Japão é uma forma de manter contato com nossa cultura pois muitos deles já estão há tantos anos aí que começam a se esquecer de nossos ritmos. Você concorda? Tem algo mais a acrescentar?
Creio que sim, quem não tem carinho e atenção para continuar DANÇAR ... Acho que quem está fora do Brasil tem que se esforçar um pouco para manter condição para continuar.

Pode nos falar sobre os objetivos dessa associação de dança brasileira no Japão?
Teve alguns japoneses que estão dando aula de samba de gafieira mas tudo que estava no seu estilo, quase não teve regra de dança também .... por tanto para reunir os professores e para trabalhar em cima do mesmo básico.

Algum plano futuro que interesse divulgar?
O que posso, vou fazer, para divulgar o samba de gafieira aqui no Japão.

Uma curiosidade: se você é japonês, qual a origem do nome Jorge?
Como nascer nome Jorge... Quando tinha 15 anos, frequentei discotecas... Coloquei nome americano GEORGE como nome de dançarino.... Depois fiz amizade com brasileiros.... virei como Jorge !!!! Meu português é como Cebolinha ...... será que você entende ?

Abraços .... Jorge do Japão

0 comentários:

About Us | Site Map | Privacy Policy | Contact Us | Blog Design | 2007 Company Name