quarta-feira, 18 de junho de 2008

Um pouco de história

Entenda um pouco da história em comum entre Brasil e Japão



No ínicio do século XX, uma série de fatores determinaram o acordo para que o Brasil recebesse a primeira leva de imigrantes japoneses:

- o governo italiano proibiu a emigração de seus cidadãos para o Brasil, que era subsidiada pelo governo paulista, para atender nas lavouras (1902);

- a população japonesa teve um crescimento recorde, originando fome e desemprego; e o Japão entrou em guerra contra o império russo (1904-1905), agravando o problema social.

A necessidade de mão de obra na lavoura paulista, do lado brasileiro, e a necessidade do Japão de solucionar os problemas advindos do pós guerra e do crescimento populacional, motivou o acordo. Em 1908, atraca em Santos o navio Kasato Maru com a primeira leva de imigrantes.

Com a II Guerra Mundial, a emigração para o Brasil é interrompida (1941).

Em 1953, a emigração de japoneses recomeça, agora atraída pelo crescimento econômico do Brasil (no Governo JK, 1956/1961, dobra o número de indústrias de base brasileiras e, em 1968, tem início o período do milagre econômico, quando o Brasil cresce numa média de 11% ao ano).

Família de imigrantes japoneses: em pé, ao centro da foto, o dono do Cine Niterói, um dos responsáveis pelo reinício da imigração, após a Guerra.

Na década de 70, a situação começa a se inverter. A dívida externa brasileira chega a 52 bilhões de dólares e, em 1984, a inflação chega a 223%. Enquanto isso o Japão torna-se a segunda economia do mundo e precisa de mão-de-obra estrangeira para a indústria.

Em 1985 é publicado o primeiro anúncio em jornal procurando japoneses ou descendentes para trabalhar no Japão, tendo início a imigração de nisseis (filhos de japoneses) e sanseis (netos).

Séc. XXI. A economia brasileira passa por boa fase mas a segurança e estabilidade financeira que o Japão oferece fazem os dekasseguis (trabalhadores temporários) relutar em voltar ao Brasil.

  • Clique AQUI para retornar para nossa postagem principal sobre imigração japonesa.
  • Fotos extraídas do especial do portal IG sobre imigração japonesa (arquivo AE), veja mais fotos históricas AQUI.

0 comentários:

About Us | Site Map | Privacy Policy | Contact Us | Blog Design | 2007 Company Name