quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Resumo da IV Reunião Setorial da dança Carioca

Mensagem recebida de Carmen Luz, diretora do Centro Coreográfica da Cidade do Rio de Janeiro:

------------------------------------------------------------------------------------

Queridos Colegas e Amigos da Dança,

O Fórum Permanente Itinerante da Dança Carioca realizou a escolha de seus representantes candidatos a eleição de delegados na I Conferência Municipal de Cultura.

A escolha foi realizada durante IV Reunião Setorial da Dança, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro, data da oficialização do Forum, onde registrou-se a presença de 39 pessoas, entre artistas, produtores, professores e profissionais da área da dança em geral.

Tiveram presenças majoritárias os segmentos da dança de salão e o Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro. Diferente das reuniões anteriores apenas 6 artistas da dança contemporânea compareceram.

Estiveram também presentes a direção do Centro Coreográfico (que conduziu a reunião) e um representante da Funarte (que secretariou os trabalhos).

Candidataram-se como representantes: - Antonio Costa - Denise Acquarone - Luís Florião - Tereza Petsold - Vivian Cáfaro

Com base na elevada participação em todas as reuniões setoriais da dança e nas pré-conferências já ocorridas, a diretora do Centro Coreografico defendeu a candidatura de dois outros participantes do Fórum Permanente Itinerante da Dança Carioca: Eduardo Bonito e Andrea Elias.

A defesa foi acatada pelos presentes e seguiu-se a votação.

Os presentes selecionaram como representantes do Fórum: - Denise Acquarone - Andrea Elias - Luís Florião Como suplentes dos selecionados foram escolhidos: - Tereza Petsold - Eduardo Bonito - Vivian Cáfaro

Os representantes do Fórum Permanente Itinerante da Dança Carioca defenderão o documento com diretrizes e ações específicas para a área da dança, elaborado durante as quatro Reuniões Setoriais da Dança; candidatando-se a delegados durante a Conferência Municipal de Cultura, nos dias 24 e 25 de outubro, no Palácio Gustavo Capanema.

Em anexo seguem outros documentos específicos da reunião.

Carmen Luz


----------- documento anexo: ata da reunião --------------

A IV Reunião Setorial da Dança Carioca, teve início as 20h com a presença de 39 pessoas entre elas artistas, produtores, jornalistas da imprensa especializada de dança e pessoas ligadas a dança educação.

A abertura foi feita pela Sra. Carmen Luz, Diretora do Centro Coreográfico, que por solicitação do Sindicato da Dança, em seguida passou a palavra para a Sra. Denise Acquarone que em nome do Sindicato comentou alguns pontos da matéria publicada na coluna Opinião do Jornal da Dança.

Após os devidos esclarecimentos, a plenária teve início com a apresentação dos encaminhamentos propostos pela Sra. Carmen Luz e Diana de Rose, que representava o Coordenador de Dança da FUNARTE, Leonel Brum, impossibilitado de comparecer a reunião.

O plano de trabalho aprovado pela plenária consistiu em:
Apresentação das ações já realizadas pela Setorial da Dança Carioca, explanação dos eixos temáticos da conferência municipal,
breve histórico das reuniões,
breve apresentação das pré-conferências com destaque para a participação da dança nos dias 3, 4 e 17 de outubro nas 11 pré-conferências ocorridas,
explanação da metodologia adotada para a conferência municipal onde foram ressaltados os tramites para eleição dos delegados,
quorum necessário para validar a conferência e porcentagem total de delegados para cada área (um terço representando a classe artística, um terço de sociedade civil e um terço do poder público) e
enfim deram início ao processo inciado na reunião do dia 5 de outubro.

Nesta ocasião foi decidido que a setorial da dança carioca escolheria seus candidatos a delegados na reunião realizada na presente data.

Sendo assim, a Sra. Carmen Luz propôs que cada participante ali presente (ou que já houvesse demonstrado interesse na última reuniao) apresentasse a defesa de sua candidatura para a seleção de possíveis representantes da dança entre o conjunto de delagados a serem eleitos na I Conferência Municipal de Cultura.

Com este encaminhamento aprovado, os seguintes participantes demonstraram interesse: Luís Florião, Vivian Cáfaro, Denise Acquarone, Tereza Petsold e Antonio Costa.

Cada participante fez sua defesa, e em réplica foi aberto espaço para que os presentes pudessem defender os candidatos propostos.

Com base na elevada participação em todas as reuniões setoriais da dança e nas pré-conferências já ocorridas, a diretora do Centro Coreográfico defendeu a candidatura de dois outros participantes do Fórum Permanente Itinerante da Dança Carioca: Eduardo Bonito e Andrea Elias.

A defesa foi acatada pelos presentes e seguiu-se a votação.

Após todas as defesas e considerações acerca do processo, teve inicio a votação com o quorum de 36 pessoas, onde cada participante teve direito a 3 votos diferentes entre os candidatos voluntários.

Os candidatos selecionados para representar a dança nas eleições para delegado foram: Denise Acquarone, com o quorum de 31 votos; Andréa Elias com o quorum de 21 votos e Luís Florião com 10 votos.

Os 3 candidatos que tiveram maior quantidade de votos, além dos eleitos foram selecionados como suplentes. São eles: Tereza Petsold, Vivian Cáfaro e Eduardo Bonito.

Tendo finalizado os processos, decidiu-se que a partir do dia 21 os eletos iriam revisar e sugerir mudanças no documento produzido na II Reunião Setorial da Dança Carioca.

A reunião teve seu fim declarado às 23h47 com o quorum de 36 pessoas.

---------- documento anexo: LISTA DOS PRESENTES NA IV REUNIÃO SETORIAL DA DANÇA - 20 DE OUTUBRO DE 2009 -----------

1 DIANA DE ROSE
2 LOURDES BRAGA
3 ELIANA CAMINADA
4 RODRIGO MAIA
5 GISELDA FERNANDES
6 JOÃO CARLOS RAMOS
7 CAMILA COSTA
8 MARIA THEREZA CANÁRIO
9 DENISE ACQUARONE
10 STELA CARDOSO
11 ANTONIO COSTA
12 CONCEIÇÃO BAHIA
13 ANTÔNIO ARAGÃO
14 MARA MOREIRA
15 JOÃO BATISTA
16 CARLOS MOREIRA
17 LUCIANA FERREIRA
18 ANTHONY GANDRA
19 ANGÉLICA CRISTINA
20 LUIS FLORIÃO
21 CARLOS EDUARDO
22 JARDIM ALVES
23 RAFAEL MAIA
24 VÍVIAN CÁFARO
25 RENATA
26 MAELI COSTA
27 TEREZA PETSOLD
28 MICHEL BAES
29 MONICA PIMENTA
30 PAULA MONTEIRO
31 ANDREA ELIAS
32 MORENA PAIVA
33 NORBERTO PRESTA
34 ANGÉLICA JARDIM
35 ANA LÚCIA PEREIRA
36 REGINA LEVY
37 IRANI SILVESTRE
38 DIOGO OLIVEIRA
39 CARMEN LUZ

0 comentários:

About Us | Site Map | Privacy Policy | Contact Us | Blog Design | 2007 Company Name