domingo, 27 de janeiro de 2008

Projeto Lindy Hop Rio

Por Flávia Monteiro



Estou escrevendo em nome do projeto I Rio Swing Fest, um projeto de dança de salão que tem como objetivo difundir o Lindy Hop, uma dança swing de origem afro-americana, como incentivo a arte e a socialização.
O lindy hop é um swing americano que surgiu nos anos 20, 30 e 40, numa época de grande discriminação e segregação racial. Ele nasceu ao som das grandes orquestras do jazz, no Savoy Ballroom, um dos maiores salões de dança à dois de Harlem, Nova York. Numa época em que a maioria dos brancos e negros americanos não se misturavam, surgia uma dança de origem afro-americana mas dançada portodos. No Savoy não importava ser branco ou negro, e sim querer dançar.
O lindy hop adormecido durante várias décadas voltou à tona nos anos 80. Hoje em dia está presente em todos os continentes, com grande êxito na Europa e América do Norte, bastante popularizado na Argentina, e com algumas sementes espalhadas pelo Brasil.
O I Rio Swing Fest está sendo apresentado pelo Lindy Hop Rio, um grupo de pessoas que se uniram com o objetivo de difundir o Lindy Hop e o Jazz como dança, arte e cultura, resgatando sua história, raízes e valores.
Para o I Rio Swing Fest contamos com a presença do professor sueco, Lennart Westerlund, um dos responsáveis pelo resurgimento do Lindy Hop no mundo. Lennart viaja pelo mundo ensinando lindy hop e sua história. Devido à seu trabalho, a dança já chegou a países como Rússia, Ucrânia, e Lituânia.
Para viabilização deste evento o grupo Lindy Hop Rio entrou em parceria com três instituições de dança onde o I Rio Swing Fest acontecerá: Casa de Dança Carlinhos de Jesus, Centro de Artes Nós da Dança e Alvaro’s Dance, todos os três comprometidos com a dança e arte, objetos pelos quais o indivíduo é capaz de aumentar a auto-estima e auto-confiança.
O I Rio Swing Fest oferecerá dois fins de semana de workshops em fevereiro (8, 9, 10 e 15, 16, 17). Lennart abrirá o evento na sexta-feira com uma palestra sobre a história do lindy hop/swing americano e exibição de vídeos, seguida por uma aula introdutória e um baile de swing com DJ. No sábado e domingo ocorrerão aulas de lindy, jazz, charleston e rítmos ligados à época, ministradas por Lennart Westerlund e Flávia Monteiro, com uma banda ao vivo à noite para curtir e dançar. Nos domingos seguiremos com aulas de lindy hop e fecharemos o dia com uma prática de lindy hop na praia de Ipanema.
O público alvo do I Rio Swing Fest consiste de dançarinos, profissionais de dança e demais apreciadores do jazz, jovens e adultos com o intuito de difundir este estilo e ao mesmo tempo aproximar gerações, re-introduzindo assim este rítmo e estilo musical. Os jovens têm muito que aprender com os adultos, e juntos eles podem desfrutar da difusão desta dança. Por meio deste workshop professores estarão se preparando também para continuar repassando o conhecimento para a comunidade carioca. Esperamos que através desta arte os indivíduos tenham a chance de se desenvolver socialmente e profissionalmente (em alguns casos), aprender a lidar uns com os outros, e até mesmo questionar seus conceito e valores na sociedade carioca.
O incentivo ao aprendizado de costumes de uma outra época e cultura é importante para o crescimento cultural, e nos mostra a inter-relação entre culturas. O Brasil é um país mestiço com grande influência negra, e assim como os norte-americanos, os brasileiros também são criadores de infinita riqueza através da dança, música e arte. Estes elementos são essenciais na construção de identidade de um povo, e uma vez imerso no mundo globalizado se intercalam, se misturam e se influenciam. De acordo com músicos americanos, a Bossa Nova sofreu influência do jazz. Segundo Tom Jobim, os americanos criaram o Jazz depois que escutaram a Bossa Nova.
Como professora e pesquisadora desta arte durante os últimos 9 anos, sei que ela contagia e encanta por onde passa. Realizo também um trabalho voluntário na Comunidade do Cantagalo onde ensino dança e arte aos alunos do ensino médio. O lindy hop, assim como outras danças de salão, tem agradado muito aos adolescentes que encontram nesta arte uma forma de expressão, na busca de um lugar na sociedade e no processo inconsciente da construção de sua identidade. Este projeto almeja refletir sobre a arte como propriedade neste processo de construção da identidade.
Assim como o projeto do Cantagalo, o I Rio Swing Fest incentiva esta arte como meio fortalecedor da auto-estima e auto-conhecimento do indivíduo. Este projeto motiva a
socialização e inclusão social através da cultura. Se a arte possui um papel fundamental na construção da identidade do individuo, a dança como parte dela pode ajudar o direciona-lo na sociedade. Nós acreditamos que o I Rio Swing Fest poderá trazer impactos positivos para nossa comunidade de dançca de salão carioca. Sabemos que a dança assim como um entretenimento beneficia também a saúde física e mental de seus participantes.

0 comentários:

About Us | Site Map | Privacy Policy | Contact Us | Blog Design | 2007 Company Name